Modalidade - IPSC - SHOTGUN

IPSC - SHOTGUN

IPSC - SHOTGUN

A modalidade de “shotgun” permite apenas a utilização de armas do tipo “espingardas” (armas de alma lisa).

A modalidade de Shotgun no IPSC está dividida em 04 divisões e cada uma delas com 05 classes, sendo permitida apenas a utilização de munições do tipo “cartuchos” nos calibres, 12GA (mais utilizado), 16GA e 20GA.

Nos campeonatos de IPSC são utilizados basicamente os alvos metálicos que podem variar de tamanho que função das regras estabelecidas, edição Janeiro de 2018.

São utilizados também alvos frágeis (aqueles utilizados no Trap- cerâmicos ou chamados de “clay”), que podem ou não ser bonificados, podem também ser lançados pelas máquinas de lançamento do TRAP, dispositivos de lançamento mecânico (que simplesmente arremessa o frágil para cima) e também dispostos em apoios fixos ou as conhecidas "bailarinas".

Os alvos deverão ser posicionados visando atingir os pré-requisitos do IPSC, promovendo mais emoção aos atiradores, exigindo força, agilidade e raciocínio, tornando sempre cada estágio um desafio prazeroso.

Atualmente nos deparamos com todas as situações acima, sendo incrementado o tiro com 03 tipos diferentes de munição, e consequentemente outros tipos de alvos, situações a exemplo com tiros de balote (slug) a distâncias de 100 metros não é incomum, podem ser nos "classic targets" bastante utilizados no IPSC, ou ainda em alvos metálicos nos tamanhos A3 e A4, pode-se atirar também com balotes em alvos A4 a distâncias menores, colocados inclusive em bailarinas. Alvos IPSC modelos A4 e A3 também podem ser utilizados com a utilização de munição do tipo SG (Buckshoot).

Categorias:

  • Overall : Categoria geral. 
  • Junior: Categoria até 21 anos. 
  • Sênior: Categoria com mais de 50 anos.
  • Super Sênior: Categoria com mais de 60 anos.
  • Damas: Categoria para as mulheres

 

Divisões e Armas:

  • Open:

Armas do tipo semiautomáticas, permite a utilização de carregadores destacáveis durante uma pista de tiro, sendo que a os carregadores destacáveis podem ter no máximo capacidade para até 12 munições, porém só podem conter até 10 munições em cada carregador destacável durante uma pista de tiro, é permitida a utilização de miras óticas e compensadores.

  • Modified:

Armas do tipo semiautomáticas, não é permitida a utilização de carregadores destacáveis, somente a utilização de tubos prolongadores (até 13 munições no tubo prolongador + 1 munição na câmara da arma), o comprimento total da arma (considerada toda sua extensão arma + tubo prolongador) não pode exceder 1320mm ou 1,32 cm, é permitida a utilização de miras óticas, porém é permitido o uso de compensadores. A diferença para Open é que a recarga de munições em pista de tiro só pode ser feita manualmente.

  • Standard:

Armas do tipo semiautomáticas, não é permitida a utilização de carregadores destacáveis, somente a utilização de tubos prolongadores, não tem limite de comprimento total da arma, não é permitida a utilização de miras óticas, não é permitido o uso de compensadores, porém a condição a quantidade máxima de munição permitida em uma pista de tiro são de 08 munições dentro do tubo prolongador + 01 na câmara da arma. A diferença para Open é que a recarga de munições em pista de tiro só pode ser feita manualmente.

  • Standard Manual:

Não é permita o uso de armas semiautomáticas, não é permitida a utilização de carregadores destacáveis, somente a utilização de tubos prolongadores, não tem limite de comprimento total da arma, não é permitida a utilização de miras óticas, não é permitido o uso de compensadores, porém a condição a quantidade máxima de munição permitida em uma pista de tiro são de 08 munições dentro do tubo prolongador + 01 na câmara da arma. A diferença para Open é que a recarga de munições em pista de tiro só pode ser feita manualmente.